"Quem não interpreta o que lê, além de fazer alarde daquilo que julga ter assimilado, não entende o que diz."

À Espera de um Milagre


Paul Edgecomb é um antigo chefe da guarda de uma prisão da Louisiana, nos Estados Unidos, e vive agora, durante a velhice, num asilo. Edgecomb relembra, com frequência, episódios de guardas e condenados que ocorreram durante a sua vida activa. Recorda-se, sobretudo, da sua relação com John Coffey que, em 1935, se encontrava no corredor da morte à espera que fosse executada a sentença a que fora condenado. Coffey era um homem negro, de forte compleição física, que tinha sido acusado, embora injustamente, da morte brutal de duas raparigas brancas. Edgecomb descobre que Coffey possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso e desenvolve-se entre os dois uma relação invulgar. Toda a situação leva o guarda a enfrentar um conflito moral entre o cumprimento do dever e a consciência de que o homem que ele deverá matar não pode ter sido o autor de um crime tão terrível.

"Fiquei imaginando como seria caminhar aqueles últimos quarenta metros até a cadeira elétrica, sabendo que iria morrer ali. Aliás, como seria ser o homem que teria que afivelar o condenado na cadeira, ou ligar a chave de força. O que um trabalho como esse retiraria de alguém? Ou, mais horripilante ainda, o que poderia lhe acrescentar?" (Stephen King)

Uma trama de mistério e terror, ambientada nos anos 30, em plena Depressão americana, num cenário de desespero e sufoco: a Penitenciária de Cold Mountain. Stephen King foi buscar no lado mais sombrio de sua imaginação a história assombrosa de John Coffey, condenado à morte, e seu encontro fatal com o carcereiro Paul Edgecombe. Originalmente publicado em seis partes, com o título de "O Corredor da Morte", o romance é agora lançado em volume único: "À ESPERA DE UM MILAGRE". Nas telas, o diretor Frank Darabont recria a história magistral de King, com Tom Hanks interpretando o guarda Edgecombe.

Inspirado em Dickens e na emoção que sentia quando, menino, com o irmão David e a mãe, liam em voz alta histórias em episódios, Stephen King escreveu seu romance seriado. À medida que cada parte ia sendo lançada, deixando o público em crescente expectativa, o escritor recolhia impressões de seus "fiéis leitores", modificando o rumo da história.

Assim compôs esta narrativa impressionante sobre o período em que os detentos no corredor da morte aguardam o desfecho de suas vidas no colo da "Velha Fagulha" ou ‘Carga Pesada" _ como eles chamam a cadeira elétrica, na esperança de assim, com essa pretensa piada, diminuir o pavor da execução. Muitos criminosos o guarda Edgecombe conduziu à morte – exatamente 78 homens. Mas John Coffey, acusado de ter assassinado brutalmente duas meninas, era diferente. Havia algo em Coffey que não combinava com a imagem de demônio, algo que fazia Edgecombe suspeitar que talvez fosse outra a história. O grande mestre do terror vai conduzindo o leitor, junto com seus personagens, pelo longo e tenebroso corredor da morte. Uma viagem aterradora, que só poderia ter resultado da mente perturbadora e excepcional de Stephen King.

Autor:;Stephen King.
Editora: Planeta deAgostini.
Gênero: Suspense, Ficção.
Pagns:230. Ano:2000.

*****

Nenhum comentário: