"Quem não interpreta o que lê, além de fazer alarde daquilo que julga ter assimilado, não entende o que diz."

Mitologia (História de Deuses e Heróis)


A Ediouro apresenta , numa edição especial de relançamento "O Livro de Ouro da Mitologia - Histórias de Deuses e Heróis" de Thomas Bulfinch, best-seller, agora em novo formato: capa dura, colorido e com mais ilustrações. É considerado o melhor livro de referência e divulgação da mitologia, indicado em universidades de todo o mundo; corresponde ao volume A Idade da Fábula. Sua versão para as histórias de deuses e heróis ficou conhecida como A Mitologia Bulfinch.

A guerra de Tróia, Hércules, Minerva, Midas, as divindades rurais, a mitologia oriental e nórdica, os druídas são alguns dos temas tratados nos 42 capítulos da obra.
O leitor vai distrair-se com as mais encantadoras histórias que a fantasia humana jamais criou e , a um só tempo, adquirir conhecimentos indispensáveis a sua formação cultural.
Vai conhecer as idéias sobre a estrutura do universo, aceita pelos gregos que passaram para os romanos que, por sua vez, disseminaram entre outros povos através de sua ciência e de sua religião. Mergulhando nestas histórias o leitor vai compreender seu próprio mundo.
O termo mitologia indica, de modo geral, um conjunto de histórias e lendas sem autoria definida, transmitidas oralmente de geração a geração.No estudo da civilização greco-romana a palavra mitologia passou a designar as histórias tradicionais dos deuses.O Livro de Ouro da Mitologia corresponde aos capítulos de "Histórias de Deuses e Heróis", da Mitologia de Bulfinch, célebre historiador norte-americano, falecido em 1867.A obra é mais que um mero dicionário clássico e menos formal que uma tradução acadêmica da imensa literatura sobre os mitos.O Livro de Ouro da Mitologia é a melhor obra de referência e divulgação da mitologia, indicada em escolas e universidades de todo o mundo.

A base de toda religião é um Deus, alguns no plural, outros no singular. Independente da religião uma coisa é certa: ninguém vê Deus, Ele não é influenciado por humanos e Ele é Santo. Porém, em um tempo antigo, os deuses eram completamente diferentes. Os relatos que ditam como era o dia a dia dos deuses do passado são facilmente encontrados no que conhecemos como Mitologia. São histórias de povos antigos que vivenciaram ou ouviram sobre deuses e heróis.

A maioria das pessoas quando ouve falar a respeito de mitologia, logo a associam com os gregos ou a Grécia, o motivo é bem simples: a cultura grega gira em torno de suas histórias mitológicas, por serem ais mais conhecidas e difundidas. Contudo, esquecemos-nos de outros povos, e que suas lendas e histórias permanecem vivas até os tempos atuais. É o caso dos nórdicos, egípcios, orientais, hindus e etc. O Livro de Ouro da Mitologia aborda com perfeição e fácil leitura todas essas mitologias.

Na grega, conhecemos os três grandes deuses e irmãos, Zeus, deus dos céus; Posêidon, deus dos mares e Hades, deus do submundo. Vemos como Zeus conseguiu destruir seu pai Cronos, um dos titãs, e libertar suas irmãs, Héstia, Deméter e Hera, e seus irmãos Hades e Posêidon.

 Não só de deuses vive a mitologia, certo?! Os feitos mais extraordinários ficam por conta dos semideuses, filhos dos deuses com mortais. Entre os semideuses podemos destacar Perseu, filho de Zeus e a princesa humana Dânae e Hércules, filho de Zeus e da mortal Alcema. Perseu é famoso por ter cortado a cabeça da Medusa e libertar a princesa Andrômeda das guerras do monstro Kraken. E Hércules, famoso por completar os 12 trabalhos a que foi incumbido.

Os animais e monstros também fazem parte da grade mitológica. Os destaques são: Pégaso, o Cavalo alado. Esfinge, famosa por suas charadas. Centauros, com o torso e cabeça de humano e o corpo de cavalo. Entre outros exemplos como: Harpias, Minotauro, Quimera, Ciclopes e etc.

Já Odin, deus supremo de Asgard, é conhecido na mitologia nórdica por ter matado, com a ajuda de seus irmãos, o gigante Ymir, formando com seu corpo a terra. De todos os deuses e homens o mais forte e Thor, filho de Odin. Isso mesmo que vocês leram! Thor, o mesmo personagem dos HQs (quadrinhos americanos) da Marvel. A arma de Thor é um martelo de guerra mágica, chamado Mjolnir com uma enorme cabeça e um cabo curto e que nunca erra o alvo e sempre retorna às suas mãos. Ele usa luvas de ferro com poder mágico para segurar o cabo do martelo e utiliza o cinturão Megingjard que duplica sua força.

 Egípcia e Oriental. A egípcia representada pelas duas principais divindades, Osíris e Íris. A oriental e Hindu representada por Brahma,  criador do Universo.



Autor: Thomas bulfinch.
Editora: Ediouro.
Gênero: História.
Páginas: 360                         Ano: 2008.

***




Nenhum comentário: