PERSONAGENS:
Mário, é o adolescente, herói, que expõe a própria vida para salvar Alice, a filha do possível assassino do pai. Mário é a figura romântica central do livro, bem como central exemplar da filosofia do individualismo. Personagens que age por si, conforme as inspirações de seu mundo interior, proucura abrir caminho desfazendo os elos de proteção paternalista que tentam sufocá-lo.
Alice, personagem símbolo da candura, fruto de uma ligação tardia, flor de ternura nascida minado pelo ódio, pela discórdia e pelas ambições que destroem vidas e separam corações. No meio de tantas contradições e lutas, a jovem bela,a jovem virgem vence e torna-se com o eleito de seu coração o centro da história, o ponto alto do romance.
O barão é outro personagem ladina, calculista, matreira, símbolo do enganoe do embuste, destruidor de fortunas e de vidas. Encarna as paixões destruidoras, contraditórias. No fim do ciclo da história torna-se brando. Procura reparar o passado, reconstruir um mundo que destruiu consegue parte de seu intento graças à força do amor de Alice e à boa vontade de Mário.
O pai Benedito é a personagem do mistério. Tudo vê, tudo sabe, tudo presencia, è mal interpretado, é o feiticeiro. Transforma tantas coisas no mistério do boqueirão e junto do tronco do ipê. Parece um criador do tempo, uma presença viva e ativa dos acontecimentos dramáticos da vida da fazenda do Boqueirão.
Autor: José de Alencar.
Gênero: Romance Brasileiro.
Editora: Letras & Artes.
Ano:1967. Páginas: 227.
*****
*****
Nenhum comentário:
Postar um comentário