"Quem não interpreta o que lê, além de fazer alarde daquilo que julga ter assimilado, não entende o que diz."

O Caminho da Liberdade.

  A Saga de heróis anônimos para resgatar aviadores aliados na segunda guerra.
  Em 1943, a aviação britânica e norte americana deu inicio a uma ofensiva aérea sobre o território europeu ocupado pelos nazistas com a finalidade de destruir pontos de apoio do exército alemão.  Atacados pelos caças inimigos, milhares de aviadores aliados viam-se obrigados a saltar de seus aparelhos, sendo mortos ou presos pela policia de Hitler.
 O Caminho da Liberdade narra a História verdadeira de um grupo de jovens que formou uma organização para resgatar aviadores e conduzi-los clandestinamente, através da França e da Espanha, à libertação. Constituída inicialmente na Bélgica, a Linha Cometa- como ficou conhecida a rede- logo se ampliou incorporando Franceses, Espanhóis e Bascos.
 A rota de fuga era traiçoeira e envolvia uma longa viagem de trem, de bicicleta e a pé que se estendia por centenas de quilômetros até os Pireneus, na fronteira espanhola. Com astúcia, habilidade e sobretudo muita coragem, os militantes da Linha Cometa arriscavam suas vidas para criar essa trilha oculta, pela qual conseguiram salvar cerca de 800 aviadores.
 Baseado em entrevistas com os sobreviventes e pesquisas em arquivos europeus, o jornalista Peter Eisner recompõe a heroica aventura desses amigos que escolheram agir inspirados por um intenso sentimento de liberdade e dignidade humana. O autor abandona aqui o tom por vezes impessoal da imprensa para tecer uma narrativa romanesca próxima à linguagem cinematográfica, em que a palavra dos personagens é o fio condutor da trama.
  Empolgante, envolvente, O Caminho da Liberdade prende a atenção do leitor não apenas pelo clima de mistério e suspense criado por Peter Eisner, mas principalmente pela vívida admiração que despertam essas pessoas-até então anônimas- que protagonizaram um episódio tão decisivo para a história da Segunda Guerra Mundial. Como escreveu o jornalista Phillip Knightley:
 "Junte um repórter investigativo como Peter Eisner a uma das operações mais fascinante ( embora desconhecida) da Segunda Guerra Mundial, e o resultado é um livro que você não consegue largar.

Autor: Peter Eisner.
Editora: J.Z.E. Jorge Zahar Editor.
Gênero: Fatos reais. 2.Guerra Mundial.
Paginas: 329.
Ano: 2005.

****

Nenhum comentário: