Hendrix conectou-se com seu público como cantor e compositor. Músicas como "Voodoo Chile" e "Third Stone From The Sun" foram resultados brilhantes de uma consciência extremamente confusa, porém expandida, e muito mais do que apenas um produto de seu tampo.
Em Jimi Hendrix - As Histórias Por Trás de Cada Canção, o jornalista e escritor musical David Stubbs oferece um acompanhamento completo para os trabalhos gravados por Hendrix, desde os primeiros anos, incluindo "Hey Joe" e "Purple Haze" até seu último álbum inacabado, First Rays Of The New Rising Sun, e o álbum que foi lançado após 2009, Valleys of Neptune.
Jimi Hendrix foi, provavelmente, a maior estrela do rock de todos os tempos. Elvis Presley foi quem mais vendeu, o Rei, mas somete aqueles que acreditam que a primeira palavra no rock´n`roll também foi a ultima, argumentariam que o gênero deixou de progredir após as gravações de Elvis no Sun Studio.
Lennon e McCartney e Jagger e Richards eram parceiros: em carreira solo, eles não chegaram até o topo que haviam alcançado com os Beatles e os Stones, respectivamente. Bob Dylan apresentou conhecimento literário e uma atitude para o rock que ajudou esse gênero a transpor sua fase inicial no Show Business nos anos 60. Ele pode ter sido o grande poeta da música popular (embora o Dylan afirmasse que Smokey Robinson o fosse). Apesar disso, profunda e complicada, sua música não tinha exatamente o tipo de qualidade física e sensual que os Byrds, ou o próprio Hendrix, eram capazes de apresentar em seus trabalhos.
David Bowie e Prince eram camaleões, arlequins. Contudo, após o punk e a diversidade da cena musical pós-moderna do final do século XXI, nenhuma única pessoa ou banda, conseguiu dominar e até mesmo inovar o estilo das personalidades antigas e lendárias do rock.
Todas as maiores mudanças tectônicas ocorreram, o cenário do rock foi estabelecido, e o legado e a supremacia de Hendrix estão cada vez mais evidentes.
Mais do que qualquer outra pessoa, Jimi é a impressionante personificação de todas as aspirações do Rock.
O que Hendrix poderia ter feito se tivesse sobrevivido? Poucas pessoas no Clube de Estrelas do Rock que morreram geram tanta especulação quanto Hendrix. Estrelas como Presley e Jim Morrison, por exemplo, morreram jovens, mas já tinham saído do auge havia muito tempo.
Com Hendrix, parecia que havia mais por vir, e a natureza disso, se sua trajetória de evolução anterior devesse ser levada em conta, confunde a imaginação. Obras incompletas em andamento, como o lendário Black Gold, planejado como uma ópera rock autobiográfica no estilo de Tommy,
apenas indicam para onde suas ambições o teriam levado.
Autor: David Stubbs
Editora: Madras
Gênero: Biografia musical, Jimi Hendrix, 1942| 1970.
Paginas: 272. Ano: 2014.
*****
Nenhum comentário:
Postar um comentário