"Quem não interpreta o que lê, além de fazer alarde daquilo que julga ter assimilado, não entende o que diz."

The Sandman

Sandman é uma história em quadrinhos, fenômeno mundial de público e da crítica que consolidou o gênero de quadrinhos adulto para o selo Vertigo, é considerada como a grande demostração da habilidade única que Gaiman tem para criar tramas sutis e envolventes.
" Com um punhado de areia eu mostrarei o terror a vocês"
Com essas palavras foi iniciada uma das mais premiadas séries em quadrinhos já escrita...... Sandman (homem de areia, em inglês) vem do folclore americano de contos infantis sobre uma figura mitológica que sopra areia nos olhos das crianças para que elas durmam (no Brasil é conhecido como João pestana), entretanto o nome em si é também o de vários personagens fícticios como Morpheus, Oneiros, Oniromante, Dream,  é o governante do sonhar, ele é um pérpetuo. Os Perpétuos (The Endless) são manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos. Destino, Desencarnação(ou morte , Devaneio (ou sonho), Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Os 7 perpétuos não são deuses mas sim entidades além, responsáveis pelo ordenamento da realidade conhecida, só sua existência mantém coeso o universo físicode todos os seres vivos. São eles:

Dream: Morpheus é um héroi nobre, trágico, no estilo tradicional dos hérois da tragedia grega, às vezes parece insensivel outras meditativo ou irado mas invariavelmente melancólico.
Destiny: é o mais velho dos irmãos, no princípio havia a palavra, e ela foi escrita a mão na primeira página de seu livro antes mesmo de ser pronunciada. para os olhos mortais destino é também o mais alto dos perpétuos imagem cinzenta, um homem cego, o símbolo é um livro. Ele caminha eternamente por seu jardim, onde sempre no ponto em que ele se encontra pode ser vistas várias trilhas por onde ele poderá seguir, mas sempre apenas uma por onde ele veio. Ele não deixa pegadas, ele não projeta sombras.
Death: Talves este seja o melhor modo de definir a irmã mais velha de Morpheus, diferente do que se espera, ela não foi concebida por Gaiman e Dringenberg como uma figura sombria e fria "esqueleto com uma foice", mas sim como uma bela garota, que se veste como uma pós-punk, e que nos passa muito otimismo e alegria apesar do fardo que é seu trabalho, sem sombra de dúvida seu irmão mais novo Morpheus é muito mais morbido e malancólico que ela. " Quando a primeira coisa existiu eu estava lá esperando... Quando a última coisa viva morrer, meu trabalho estará terminado.... então, eu colocarei as cadeiras sobre as mesas, e apagarei as luzes, e fecharei as portas do universo, enquanto o deixo para trás..."
Delirium: É a mais jovem dos perpétuos, ela cheira a suor, vinho azedo, noites tardias e couro velho. Seu reino é próximo e pode ser facilmente visitado, as mentes humanas porém não foram feitas para compreender seu domínio e os poucos que viajaram até ele consequiram relatar apenas fragmentos perdidos.
Destruction: Refere-se a si mesmo como o "ovelha negra da família" é o menbro dos perpétuos que nos tras a conclusão de que talves eles não sejam realmente necessários, aparência corpulenta, ruivo sendo o seu símbolo a espada, como se encontra desaparecido é referido pelos outros como "irmão ou pródigo".
Desire: Só há uma coisa pra se ver no reino crespucular de desejo, é o que se chama limiar, a fortaleza do desejo sempre moram no limite, desejo nunca se satisfez com um único sexo, ou apenas uma de qualquer coisa.... exceto talves o próprio limiar. O limiar é um retrato do desejo, completo em todos os detalhes, erquido a partir de seus caprichos, com sanque, carne, osso e pele.
Despair: Desespero irmã gêmeas de desejo é rainha de seu próprio domínio sombrio, diz-se que dispersas pelo reino de desespero, há uma infinidade de pequenas janelas penduradas no vazio, desespero diz pouco mas é paciente. Mulher com um corpo disforme não é muito agradável ver, o seu símbolo é um anel com um gancho. A História é um pouco complexa para contar o enredo, mas é mais o menos assim;  Morpheus que se envolve com seu amor antigo Nada, uma mulher de 10 mil anos, ela e o mestre dos sonhos viveram um romance proibido, e acaba condenada a passar a eternidade no inferno, mas os outros perpétuos convencem Morpheus que isso é uma grande injustiça ele decide resgatá-la, para isso o mestre do sonho terá que enfrentar seu inimigo antigo Lúcifer.Último lugar que Morpheus desejaria aventurar-se naquele momento após ter rebaixado Lúcifer no inferno "Absolute Sandman vol 1" digamos que após algumas batalhas, Lúcifer abandona o inferno e deixa a chave desta terra desolada a Morpheus.... Bom para saber o desfecho, terão que ler a história!
No Brasil foram lançados 10 arcos 1988 à 1996.
1) Prelúdios e Noturnos.
2) A casa de Bonecas.
3) Terra de Sonhos.
4) Estação das Brumas.
5) Um jogo de Você.
6) Fabulas e Reflexões.
7) Vidas Breves.
8) Fim dos Mundos.
9) Entes Queridos.
10)  No Despertar. 

Roteiro: Neil Gaiman.
Desenhos: Mike Dringerberg, Kelley Jones e Matt Wagner.
Cores: Steve Oliff.
Gênero: Fantasia.
Editora: Conrad.
Fonte: Algumas partes eu escrevi, mas como já faz mais de quinze anos que eu li a saga, procurei na Wikipedia the free Encyclopedia.

Click nas imagens para ampliar!

*****

Nenhum comentário: