"Quem não interpreta o que lê, além de fazer alarde daquilo que julga ter assimilado, não entende o que diz."

Metallica. A biografia.

O Metallica foi para o heavy metal dos anos 1980 o que o Led Zeppelin foi para o rock e o Ramones para o Punk: a banda que definiu a aparência e o som de uma época.
Formado em 1981, misturando os riffs poderosos da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) com a atitude punk, o Metallica criou seu próprio gênero, o thrash, e foi seguido por Slayer, Anthrax e Megadeth, mas nunca quis ficar restrito a esse rótulo.
Trinta anos depois, em qualquer sentido que se examine, o Metallica superou todas as expectativas e é considerado a maior banda de metal de todos os tempos. Mas não foi uma história tranquila nem isenta de problemas. A parceria entre Lars Ulrich, extrovertido jovem dinamarquês fã de Deep Purple, e James Hetfield, garoto americano com cara de poucos amigos criado em uma família ultrarreligiosa e atormentado pelo alcoolismo, deu origem a algumas das músicas mais incríveis do gênero.
O Metallica passou por todos os clichês do rock: sexo, drogas, bebidas e mulheres. Também sofreu com a morte de um de seus principais membros, o baixista Cliff Burton, em um acidente de ônibus em 1986, foi criticado quando tentou se reinventar durante os anos do grunge, e quase chegou ao fim depois de atacar os próprios fãs no caso Napster. Depois de tantas mudanças, muita terapia e um novo baixista, o Metallica continua lotando estádios em todo o mundo com seus shows viscerais.
Até o momento não havia uma biografia completa da banda. O conceituado jornalista britânico Mick Wall, que acompanha desde o início, mistura entrevistas e memórias para contar a história definitiva do Metallica.
Até o momento em que Cliff Burton, o baixista, foi embora antes deles, levando consigo a alma da banda com o nome mais idiota da história do heavy metal: Metallica.
"Pegávamos as estruturas de riffs do AC/DC e do Judas Priest e tocávamos com a velocidade do Motörhead.(...) Tinhamos som e atitude europeus, mas éramos uma banda norte-americana, e não havia mais ninguém nos EUA fazendo aquilo." lars Ulrich.
*****

Editora: globo
Gênero: Biografia
Autor: Mick Wall.
Paginas: 464.


Nenhum comentário: